Rumo ao hexa: Brasil estreia na Copa do Mundo de Futsal entre os favoritos

Último título do Brasil foi em 2012
Campeão mundial pela última vez em 2012, o Brasil passou por um período de baixa após aquela Copa do Mundo. Na edição seguinte, em 2016, a Seleção protagonizou seu maior fiasco da história e foi eliminada ainda nas oitavas de final, quando perdeu nos pênaltis para o Irã.

No ano seguinte, Marquinhos Xavier assumiu o comando da equipe, e em 2021 a gestão de todas as seleções brasileiras de futsal passou para a CBF. Até então, em modelo quase único no mundo, a equipe ficava sob gestão de outra entidade, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que passava por grave crise financeira.


Sob o guarda-chuva da CBF, com muito mais capacidade de recursos, a Seleção Brasileira disputou a Copa do Mundo de 2021 – que havia sido adiada em função da pandemia – e foi até às semifinais, quando perdeu para a Argentina.

Agora, com um ciclo completo sob o comando da CBF, a Seleção conseguiu fazer jogos em todas as datas Fifa, vem de um título da Copa América e realizou um período consistente de treinamentos antes da Copa do Mundo de Futsal que se inicia neste sábado. Em suma, voltou a competir com chances reais de, tal qual no futebol de campo, buscar o hexa.
— Sabemos que é uma Copa muito dura. Vai ser difícil o mundial, mas a gente já enfrentou as seleções durante essa preparação nos quatro anos e a gente está preparado para esse desafio — disse o capitão, Dyego.

Campeã das edições de 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012, a Seleção Brasileira não chega a uma final da Copa do Mundo de Futsal desde que conquistou aquele último título. Além dessas cinco conquistas, o Brasil foi duas vezes campeão mundial na década de 1980, quando o torneio era organizado pela antiga Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). A Fifa, porém, não reconhece esses títulos.

Mais:  Fale sobre isso. bbrjogo com | Bônus de até R$9999 3 vezes ao dia!